MARCA: OZ MODELO: MSW 41 TAMANHO: 8,5x20 ET: 42 TORo trocar o coletor de escape passo a passo
Embora queiramos apoiar mecânicos amadores e fornecer-lhes instruções úteis, aconselhamos que você não substitua um coletor de escape com defeito por conta própria. O coletor de escape é exposto a condições de trabalho muito exigentes devido à sua posição. Por esse motivo, muitas vezes surgem problemas com parafusos e porcas. Se você proceder de forma suja e inadequada, os cabeçotes dos cilindros poderão ser afetados. Então, um reparo muito barato muitas vezes se transforma em uma pane total.
Além disso, a desmontagem do coletor de escape depende muito do modelo e de sua construção. Outros componentes, como o resfriador EGR ou o turbocompressor, devem ser removidos da mesma forma que o conversor catalítico dianteiro. Consequentemente, aumenta tanto o gasto quanto o risco de danos adicionais, por isso é mais sensato e útil realizar a troca em uma oficina especializada. Principalmente porque os custos são mantidos dentro de limites razoáveis. Se você mesmo fizer a alteração, poderá danificar, na pior das hipóteses, tantos componentes que o reparo não valerá mais a pena.
Você deve contar com essas despesas
Um coletor de escape como peça de reposição não é particularmente caro. O preço depende do tamanho do veículo e da situação do mercado. Em geral, os preços variam entre 100 e 450 euros para um novo coletor de escape e entre 2 e 30 euros para novas juntas de coletor.
Uma oficina especializada realizará esse tipo de trabalho em até duas horas sem problemas. Isso significa que uma troca teria um preço médio de 500 no total. Se quiser economizar dinheiro, você também pode comprar um novo coletor de escape e levá-lo à oficina para substituí-lo. Isso geralmente é mais barato, pois em muitos casos a oficina acrescenta uma margem nas peças de reposição.