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COLETOR DE ESCAPE ESPORTIVO TUBULAR INOXIDÁVEL:VOLKSWAGEN GOLF I

Ref: RRKCE72TE69 Marca: Rc racing
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Coletor de escapamento: defeitos, sintomas e como trocá-lo corretamente

O coletor de escapamento é uma parte importante do carro. Se surgir algum defeito aqui, o motorista perceberá imediatamente. Neste artigo mostraremos qual a função que o coletor de escapamento desempenha, quais defeitos ele pode apresentar e como são percebidos. Desta forma, poderá reagir rapidamente e substituir o coletor de escape sozinho ou numa oficina especializada à sua escolha.


A função do coletor de escape

O coletor de escapamento é composto por diversos tubos curvos ou também fundidos, que absorvem os gases de escapamento que emergem dos cilindros. Esses gases são conduzidos através do coletor para os sistemas de purificação e sistema de exaustão.

Os veículos são equipados com coletores de admissão e escapamento, porém os defeitos ocorrem apenas nos coletores de escapamento, pois estes estão sujeitos a cargas muito maiores devido à temperatura. Danos típicos ao coletor são principalmente rachaduras e fraturas. Se necessário, o coletor vazará e não conseguirá mais desempenhar sua função corretamente.


O coletor de escapamento é uma peça de desgaste?

Em princípio, o coletor de escape não pode ser descrito como uma peça de desgaste normal. Na realidade, tal componente deveria durar toda a vida útil de um carro, mas como regra geral, 80.000 quilômetros deveriam ser o mínimo. Portanto, você pode presumir que só precisará trocar esse coletor de escapamento uma vez na vida útil de um veículo típico. Em muitos casos nem é necessário.


Como detectar defeitos no coletor de escapamento?

Se o coletor de escape apresentar uma rachadura ou qualquer outro defeito, geralmente pode ser detectado muito rapidamente porque existem alguns sinais e sintomas que o indicam claramente. São eles, entre outros:

Ruídos de motor altos e esportivos

Perda perceptível de potência do motor

Maior consumo de combustível

Gases de escape sob o capô e odores dentro do veículo

Alterar ou reparar? Que é melhor?

Muitos mecânicos amadores juram que a melhor maneira de eliminar rachaduras no coletor de escapamento é soldar. Embora esta possa ser uma solução comprovada, o dano geralmente reaparece após um curto período de tempo. Portanto, geralmente é muito mais eficiente decidir sobre uma peça de reposição. Desta forma, uma duração mais longa será alcançada.


Como trocar o coletor de escapamento passo a passo

Embora gostaríamos de apoiar os mecânicos amadores e fornecer-lhes instruções úteis, aconselhamos que você não substitua sozinho um coletor de escapamento com defeito. O coletor de escape está exposto a condições de trabalho muito exigentes devido à sua posição. Por esse motivo, muitas vezes surgem problemas com parafusos e porcas. Se você proceder aqui de maneira suja e inadequada, os cabeçotes dos cilindros poderão ser afetados. Portanto, um reparo muito barato muitas vezes se transforma em uma avaria total.

Além disso, a desmontagem do coletor de escape depende em grande parte do modelo e da sua construção. Outros componentes, como o refrigerador EGR ou o turboalimentador, devem ser removidos da mesma forma que o conversor catalítico dianteiro. Consequentemente, aumenta tanto o gasto como o risco de danos adicionais, pelo que é mais sensato e útil efectuar a mudança numa oficina especializada. Especialmente porque os custos são mantidos dentro de limites razoáveis. Se você mesmo fizer a alteração, poderá danificar, na pior das hipóteses, tantos componentes que um reparo não valeria mais a pena.


Você deve contar com essas despesas

Um coletor de escapamento como peça de reposição não é particularmente caro. O preço depende do tamanho do veículo e da situação do mercado. Regra geral, os preços variam entre 100 e 450 euros para um colector de escape novo e entre 2 e 30 euros para juntas de colector novas.

Uma oficina especializada realizará este tipo de trabalho em duas horas sem problemas. Isso significa que uma exchange teria um preço médio de 500 no total. Se quiser economizar dinheiro, você também pode comprar um novo coletor de escapamento e levá-lo à oficina para substituí-lo. Isto é muitas vezes mais barato, pois em muitos casos a oficina acrescenta uma margem nas peças sobressalentes.
Rc racing
RRKCE72TE69

Ficha informativa

Fabricante
Volkswagen
CKC Auto Sport

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