• Preço reduzido

BOTAS SUPERLEGGERA TAMANHO 39 BRANCO/PRETO

Ref: S0012A339BINR Marca: Sparco
473,88 €
557,50 €
Com IVA
Guardar -15%
Quantidade
Esgotado

Check availability
A nova bota Superleggera da Sparco é uma reformulação do modelo que o motorista notará imediatamente. Neste artigo mostraremos qual a função do coletor de escape, quais defeitos ele pode apresentar e como eles são percebidos. Dessa forma, você pode reagir rapidamente e substituir o coletor de escape você mesmo ou em uma oficina especializada de sua escolha.


A função do coletor de escape

O coletor de escape é composto por vários tubos curvos ou fundidos que absorvem os gases de escape que saem dos cilindros. Esses gases são conduzidos através do coletor para os sistemas de purificação e para o sistema de exaustão.

Os veículos são equipados com coletores de admissão e escape. No entanto, os defeitos ocorrem apenas nos coletores de escape, pois estes são submetidos a cargas muito maiores devido à temperatura. Danos típicos ao coletor são principalmente rachaduras e fraturas. Neste caso, o coletor apresentará vazamento e não poderá mais desempenhar sua função corretamente.


O coletor de escape é uma peça de desgaste?

Em princípio, o coletor de escape não pode ser descrito como uma peça de desgaste normal. Na realidade, esse componente deve durar toda a vida útil do carro, mas, em regra, 80.000 quilômetros deve ser o mínimo. Portanto, você pode presumir que só precisará trocar esse coletor de escape uma vez na vida útil de um veículo padrão. Em muitos casos nem é necessário.


Como detectar defeitos no coletor de escape?

Se o coletor de escape apresentar uma rachadura ou qualquer outro defeito, geralmente é possível detectá-lo muito rapidamente, pois há alguns sinais e sintomas que o indicam claramente. São eles, entre outros:

Ruídos altos e esportivos do motor

Perda perceptível de potência do motor

Maior consumo de combustível

Gases de escape sob o capô e odores dentro do veículo

Mudar ou consertar? Qual é melhor?

Muitos mecânicos amadores juram que a melhor maneira de remover rachaduras de um coletor de escape é soldando. Embora esta possa ser uma solução comprovada, o dano geralmente retorna após um curto período de tempo. Portanto, muitas vezes é muito mais eficaz optar por uma peça de reposição. Isso garantirá uma vida útil mais longa.


Como trocar o coletor de escape passo a passo

Embora queiramos apoiar mecânicos amadores e fornecer-lhes instruções úteis, desaconselhamos que você mesmo substitua um coletor de escape com defeito. O coletor de escape é exposto a condições de trabalho muito exigentes devido à sua posição. É por isso que problemas com parafusos e porcas costumam surgir. Se isso for feito de maneira suja e inadequada, os cabeçotes dos cilindros poderão ser danificados. Então, um reparo muito barato muitas vezes se transforma em uma pane total.

Além disso, a remoção do coletor de escape depende muito do modelo e de sua construção. Outros componentes, como o resfriador EGR ou o turbocompressor, devem ser removidos da mesma forma que o conversor catalítico dianteiro. Isso aumenta tanto o custo quanto o risco de danos adicionais, por isso é mais sensato e útil fazer a troca em uma oficina especializada. Principalmente porque os custos permanecem dentro de limites razoáveis. Se você mesmo fizer a troca, poderá, no pior dos casos, danificar tantos componentes que o reparo não valerá mais a pena.


Você deve levar essas despesas em consideração

Um coletor de escape como peça de reposição não é particularmente caro. O preço depende do tamanho do veículo e da situação do mercado. Normalmente, os preços variam de 100 a 450 euros para um novo coletor de escape e de 2 a 30 euros para novas juntas de coletor.

Uma oficina especializada realizará esse tipo de trabalho em duas horas sem problemas. Isso significa que uma mudança teria um preço médio de 500 no total. Se quiser economizar dinheiro, você também pode comprar um novo coletor de escape e levá-lo à oficina para substituí-lo. Isso geralmente é mais barato, pois em muitos casos a oficina acrescenta uma margem às peças de reposição.
S0012A339BINR

Ficha informativa

Tamanho
39
Cor
BLANCO
CKC Auto Sport

Opiniones

Sin opiniones por el momento

Escribe tu opinión

BOTAS SUPERLEGGERA TAMANHO 39 BRANCO/PRETO

Escribe tu opinión

CKC Auto Sport

Produtos da mesma categoria